O que é Marketing?

 

Marketing, além de uma arte, é a ciência que explora, cria e entrega valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro, segundo Philip Kotler que é considerado o pai do Marketing. Simplificando ainda mais essa explicação o objetivo do marketing é identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com sua audiência.

Ok, mas você pode estar se perguntando se o marketing é somente uma ferramenta usada para alavancar a venda de produtos e a resposta é não. Os objetivos do marketing podem ser bem mais abrangentes e alcançar diferentes resultados para as empresas, vamos listar alguns deles.

 

1. Aumentar a visibilidade – O aumento da visibilidade de uma marca ou produto hoje é um dos maiores desejos das empresas, porém não adianta buscar visibilidade junto a um público que não tem nada a ver com a empresa. Para otimizar os investimentos em marketing, as estratégias devem ser focadas nas pessoas certas: aquelas que têm mais chances de virarem clientes, é importante investir no seu nicho.

 

2. Construir bons relacionamentos – Marketing também tem tudo a ver com relações. Estreitar laços com os seus públicos, e não falamos  apenas clientes, mas também parceiros, colaboradores entre outros, uma empresa consegue fortalecer a sua marca e consequentemente dando luz a um outro objetivo, aumento das vendas.

 

3. Aumento das vendas – Vender certamente é um dos principais objetivos do marketing para organizações que colocam produtos ou serviços no mercado e com a construção dos dois pontos anteriores vender fica mais fácil, pois todo o mercado já entende o seu valor, logo é papel do marketing preparar as estratégias para que elas atendam às necessidades dos clientes e aumentem as chances de sucesso das vendas.

”As pessoas não sabem o que querem até você mostrar a elas.”  Steve Jobs

4. Fidelização – Fidelizar é um ponto principal para que o cliente se mantenha ativo e consumindo seus produtos, por isso o pós venda é uma excelente estratégia para as empresas. Vale lembrar que “fidelizar clientes é muito mais barato que captar novos compradores”.

 

5. Gerenciar a marca – Marketing está diretamente ligado ao branding, pois a construção de marca acontece na mente dos consumidores. Para que isso aconteça o público deve entender os propósitos e valores da marca de maneira fácil e tangível.

 

6. Educar o mercado – A produção de conteúdo é importante para o marketing atualmente, inclusive crio-se um termo chamado de marketing de conteúdo diante de tanta importância. Publicações em blogs, matérias de revistas e jornais, redes sociais e outros canais ajudam a criar autoridade para a marca, ao mesmo tempo que educam os consumidores sobre as soluções que a empresa oferece, logo a intenção do marketing de conteúdo não é vender diretamente o produto, mas mostrar como ele pode ser útil.

 

7. Engajar os colaboradores – As estratégias de marketing não são apenas para fora da empresa. Dentro das suas fronteiras, existe um público que é essencial para o sucesso do negócio: os colaboradores. Por isso, o endomarketing pode ajudar a engajar o público interno e torná-los propagadores da marca, afinal de contas para vender bem é preciso acreditar naquele produto.

 

Com esses principais objetivos cumpridos a sua marca já estará bem estruturada para enfrentar o mercado de igual por igual, mas se quiser se aprofundar ainda mais nesse mundo continue nos acompanhando que sempre terá novas dicas e estratégias para por em prática.

 

Até a próxima!

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