Tudo que você precisa saber sobre marketing de conteúdo!
Marketing de Conteúdo é uma das estratégias de atração de clientes mais usadas hoje em dia, essa ferramenta é posta em prática por meio da criação de conteúdos relevantes como textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais, entre outros.
O marketing de conteúdo é um método que não faz promoção direta da marca com foco em venda de produtos, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas.
Todo mundo sabe que o marketing digital não é mais uma tendência de mercado, hoje se tornar um investimento indispensável para a maioria das empresas, quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.
Então a questão não é mais a necessidade de estar na internet, mas como se tornar relevante, conquistar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, pra isso é preciso adotar as melhores e mais modernas estratégias de aquisição de clientes, como o Marketing de Conteúdo.
“O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções.” Al Ries
Para montar uma boa estratégia de marketing de conteúdo você deve seguir algumas etapas que servem para levantar informações e documentar todos os pontos necessários antes de colocar em prática. Essas etapas são dividas em 5 etapas:
- Planejamento: Para um planejamento de fácil compreensão é importante que seja distribuídas as direções de maneira clara, informando quais são as pessoas responsáveis pelas tarefas e como elas atingirão as metas;
- Elaboração da persona: Depois que desenvolver a persona, a criação dos conteúdos passa a fazer sentido já que todo o time entende a quem direcionar;
- Criação de conteúdo: Os conteúdos podem e devem ser produzidos em diversos formatos, desde que sejam relevantes para o seu público com por exemplo: blog posts, posts nas mídias sociais, email marketing, vídeo, podcasts, etc;
- Distribuição: Depois que o conteúdo é produzido o próximo passo é promovê-los nos canais em que as personas se encontram como redes sociais;
- Mensuração de resultados: Essa etapa é imprescindível, pois para ter certeza de que as etapas anteriores estão funcionando, é preciso analisar os resultados referentes ao tráfego, interações sociais, networking e SEO.
Gostou dessas dicas? Continua aqui no nosso Canal MKT que sempre estaremos compartilhando dicas e estratégias para aumentar seus resultados com o marketing.