8 estratégias de marketing digital para sua marca

Que o marketing é fundamental para as redes sociais de empresas hoje em dia, não é novidade. Mas por onde começar e quais são as estratégias mais relevantes para alcançar os objetivos da marca? Pra isso fizemos uma lista com algumas estratégias essenciais para o crescimento da sua marca.

 

1- Marketing de Conteúdo – Gerar conteúdo relevante para sua audiência é um dos pontos mais importantes, quando esse conteúdo ajuda a solucionar problemas é ainda melhor. Por isso o marketing de conteúdo hoje em dia, se torna uma estratégia de marketing digital fundamental para qualquer marca que busca muito mais que vender os seus produtos e serviços, mas também orientar, educar e informar os seus clientes. Com isso, podemos dizer ainda que o marketing de conteúdo é capaz de agregar valor aos produtos, serviços e marca.

  • Essa estratégia se faz com a produção, criação, divulgação e promoção de conteúdos, que podem ser feitos em formatos diversos como texto, imagem, vídeo, infografia, etc. Esses conteúdos podem assumir funções diversas, como já destacamos, como:
  • Educar o cliente com conteúdo informativo e que tenha relação com os produtos/serviços oferecidos;
  • Fortalecer o valor institucional da marca diante da sociedade digital, expondo assuntos como a sua história, missão, filosofia, valores, projetos sociais que apoia, etc;
  • Apresentar melhor e de forma detalhada produtos e serviços, para que não restem dúvidas de clientes.

2- Marketing de Comunidade – O marketing de comunidade é o maior aliado do ponto anterior, marketing de conteúdo, já que para fortalecer a comunidade você deve nutri-la com informações de qualidade para que haja identificação do público com a marca. Então manter o contato com seu público é importantíssimo, inclusive existem pesquisas que falam que quem tem uma boa experiência nas redes sociais tende a indicar a marca para uma pessoa conhecida. Isto acontece em cerca de 71% dos casos, mostrando como é importante possuir um perfil que esteja disponível para atendimento, tirar dúvidas, realizar pedidos e outros.

 

3- Tráfego Pago (Facebook Ads, Google Ads) – Os anúncios pagos são estratégias do marketing digital que podem acelerar o processo de aumento de visibilidade de sua marca, bem como dos seus produtos e serviços, no ambiente da web. A diferença entre anúncios pagos e marketing de conteúdo é que esta estratégia se vale da criação, publicação e promoção do conteúdo para atrair de modo orgânico potenciais clientes. E no primeiro caso, se utiliza de mecanismos de publicidade das redes sociais para agilizar o processo de atração de potenciais consumidores. Os anúncios pagos aparecem em diversos espaços da rede social que oferece esse serviço, sobretudo para quem já mostrou algum tipo de interesse na solução da empresa.

Investir em anúncios pagos e em marketing de conteúdo, pode tornar as estratégias de marketing digital para as redes sociais da sua empresa, ainda mais potente e capaz de gerar resultados incríveis. Porém nem tudo são flores, para criar um anúncio pago é preciso conhecer o seu público de interesse, como sua escolaridade, ocupação profissional, interesses, ambições, faixa etária, entre outros elementos, também é essencial que selecione palavras-chave que sejam de uso do seu potencial consumidor ao realizar buscas relacionadas aos seus produtos/serviços. Vale reforça também que o tráfego pago sozinho não vai fazer você vender, essa ferramenta te ajuda a ser visto, você tem que se vender.

 

4- Campanhas – Essa estratégia é uma boa opção para quem já um público e quer fortalecer ainda mais seu engajamento, vale ressaltar que aqueles sorteios de Instagram não vão fazer efeito nas suas vendas, eles só vão atrapalhar o algoritmo do seu perfil. Campanhas para lançamento de produtos ou serviços são interessante e realmente atraem o seu público para consumir o que você está produzindo, como as campanhas devem ser pensadas de forma única e bem específica não tem uma forma exata de como fazer, mas vamos produzir outros posts aqui falando mais sobre isso ao passar do tempo.

5- Faça Lives – Faça lives principalmente no Instagram, elas possibilitam que uma empresa apresente melhor suas ideias, produtos e serviços, bem como que interaja de maneira mais aproximativa com o seu público de interesse. A partir de uma live, o cliente ou potencial consumidor pode interagir diretamente com a marca, deixando suas contribuições, percepções, elogios ou críticas e questionamentos que podem ser respondidos no momento em que são lidos.

 

6- Stories (Instagram) – A ferramenta de stories no Instagram, permite que a empresa conte um pouco do seu dia a dia de maneira criativa e envolvente aos seus consumidores. Assim, desenvolvendo no consumidor um sentimento de paixão pela marca ou pela sua história, a depender do interesse do story, certamente. Por isso, façam stories se possível todos os dias e em horários diferentes.

 

7- Design – Quem disse que o Design não tem a ver com estratégia de conteúdo nas redes sociais, está errado. As mídias sociais são locais extremamente visuais, sendo assim, o investimento em design de qualidade para as postagens, baseado no seu nicho e para prospecção de determinado potencial cliente, que possa conquistar mais seguidores, é de grande importância hoje para as marcas. Um bom trabalho é aquele criativo, capaz de chamar a atenção dos visitantes e impulsionar sensações de desejo e vontade.

 

8- SEO – O SEO (Search Engine Optimization), é hoje de grande importância para o posicionamento das marcas no Google e outros mecanismos de busca, sem contar que ranqueando bem no Google você economiza com tráfego pago, ao menos no GoogleAds. Um bom ranqueamento nas páginas de buscas é essencial, visto que a internet é hoje um campo fértil para a entrada de clientes em potencial, principalmente para os que procuram por produtos ou serviços.

 

Se você usar alguma outra estratégia, deixa nos comentários. E se gostou, divulga nas suas redes sociais.

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