Como o marketing de comunidade pode te ajudar!
Em março de 2021 li um texto da Kristin Gallucci (Marketing Lead da Adobe), ela contextualizou o por que dela ver o futuro do marketing como comunidade. Achei tão interessante que me aprofundei mais nesse tema e usei como referência no trabalho de conclusão da minha especialização em marketing.
Mas enfim o que são e como surgiram as comunidades?
Podemos dizer que comunidade está diretamente relacionada a algo comum ou compartilhado, mas também podemos definir como um grupo de pessoas conectadas por algum interesse que dividem elementos.
Ao longo de toda evolução humana conseguimos identificar comunidades de pessoas com culturas, práticas e hábitos comuns que garantiam sua sobrevivência. Trazendo para os tempos atuais, com a expansão da internet e do marketing, comunidade ganhou ainda mais espaço e novos significados: conectar para aproximar.
Marketing de comunidade
Desde da criação do hoje finado Orkut, a popularização de comunidades com o mesmo interesse foi crescendo, as informações passaram a ser transmitidas de forma muito mais rápida, e os consumidores se tornaram cada vez mais mais exigentes, rejeitando produtos e serviços pensados e focados para o público geral.
Surge então, o marketing de comunidades com o objetivo claro de monitorar, entender as necessidades dos clientes, estreitar laços e criar a sensação de pertencimento nas pessoas que consomem os produtos de determinada marca, entregando valor para quem faz parte desta comunidade.
Você pode até se perguntar o que esses objetivos tem de diferentes do marketing geral, e a resposta mais clara é o caminho da identificação, no marketing em geral a identificação é da marca com o público, no caso do marketing de comunidade a marca chega a ser um indivíduo que é visto como membro genuíno daquele grupo, se tornando referência para eles.
“Comunidade é mais do que reunir pessoas com um interesse compartilhado, é reunir pessoas com uma paixão e um propósito comum.” Kristin Gallucci
Então, como construir uma comunidade em torno da sua empresa?
Essa pergunta pode ser respondida com alguns pontos de explicação, mas são conquistadas com trabalho árduo que pode levar bastante tempo.
– Defina a persona: Encontre algo que estas pessoas tenham em comum, mas importante lembrar que precisamos de uma semelhança relevante entre estas pessoas, de alguma forma, faça parte de quem elas são;
– Entregue conteúdo: Um dos maiores focos da comunidade de seu negócio deve ser entregar conteúdo relevante para as pessoas que fazem parte dela, podemos dar o exemplo de algumas marcas que trabalham isso muito bem como: Vans, RedBull, Monster, Nike, NBA, entre outras;
– Crie um ambiente: Uma comunidade se mantém através das interações recorrentes. Este ambiente de interação pode ser virtual, físico ou mesclado, mas é importante que ele exista para que as pessoas tenham um lugar para compartilhar suas ideias, impressões histórias e experiências;
– Tenha alguém para gerir a comunidade: Tudo na vida tem seu ponto inicial, por isso, é importante contar com uma pessoa que tenha experiência na área para garantir o bom funcionamento, as interações e motivar o engajamento da comunidade, pode ser a parceria com influenciadores do grupo.
Benefícios da comunidade sua marca ou empresa
As comunidades geram valor para as empresas porque constroem um espaço de compartilhamento e troca de ideias, mas não adianta apenas ver o que estão falando de sua marca nas redes sociais, é necessário encontrar as possibilidades de crescimento e desenvolvimento partindo do que foi dito, com o objetivo de dialogar diretamente com as pessoas que fazem ou farão parte de sua comunidade.
Esta estratégia de marca geralmente é bem sucedida, se for bem aplicada, gerando clientes engajados e que se sentem participantes da história e dos valores da empresa. Desta forma, estes mesmos clientes passam a recomendar a empresa ou marca para as pessoas de seu ciclo social, o famoso e antigo “boca-a-boca”. A partir desse ponto, as pessoas que fazem parte de uma comunidade bem definida e estruturada, se tornam fanboys (amantes de uma determinada marca). Estes “amantes” vão falar bem de sua empresa, marca ou produto e sempre indicaram para pessoas próximas que estão passando por situações parecidas.
Marketing de comunidade é algo que gosto de estudar bastante e vai aparecer mais vezes aqui, com a cultura sneakerhead e os fanboys de marcas de tecnologia. Se gostou desse conteúdo compartilha para que a ideia do marketing de comunidade cresça cada vez mais.