Identidade visual é realmente importante no dia a dia?


Mas você sabe o que é identidade visual? Isso é o conjunto de elementos gráficos que tornam objetivo a comunicação com o público. Alguns desses elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.

Quando conhecemos alguém somos lembrados posteriormente por um conjunto de características como o nome, aparência e a personalidade, com as marcas não são diferentes.

Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para as pessoas que vivem em sociedade, mas também para marcas e empreendimentos como um todo. Afinal, como ser reconhecido sem uma imagem ou características?

Por isso é tão importante investir em uma boa identidade visual como parte da estratégia do negócio. Quando a estratégia é bem trabalhada, o processo de encantamento e conversão por parte dos clientes se torna mais fácil.

Nos casos em que ela é escassa ou mal desenvolvida, a realidade é que ninguém dará a devida importância ao seu negócio. 

“O seu cliente precisa entender sua ideia, valores, propósito e missão, quando entra em contato com seu produto ou serviço”

Ok, mas agora que sei que preciso de uma identidade visual, por onde eu começo?


A identidade visual é um estratégia que precisa de algumas outras para fazer sentido, são elas marca e branding.


Marca é basicamente seu logotipo. Ele precisa ser coerente com a ideia da empresa e deve passar alguma mensagem.


Branding é a estratégia que define o caminho por onde vai passar. Todo o processo do desenvolvimento de planejamento, criação de conceitos da marca, como ela se posicionará, como vai estabelecer o contato com o cliente faz parte do branding, por isso esse passo deve ser bem definido.


Vale deixar bem claro que sem o branding bem definido, não é possível criar uma identidade, pois é ele quem dita as premissas da marca, ou seja, define a essência que será desdobrada em conteúdos visuais.


Quando vamos trabalhando em conjunto todos esses processos, definir as estratégias para se inserir e se estabelecer no mercado se torna algo orgânico e espontâneo, criando consumidores fiéis. E como já vimos no artigo que fala sobre marketing de comunidade, consumidores fiéis são super importantes no crescimento de uma marca.


Compartilhe esse conteúdo

Solverwp- WordPress Theme and Plugin