Porque sua empresa precisa de um Social Media?
Já vimos que o marketing digital é feito por diversas estratégias e plataformas diferentes, o Social Media ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão dos perfis de uma empresa nas redes sociais. Mas se engana quem pensa que essa função é apenas criar e publicar conteúdos online, o Social Media precisa desenvolver uma boa estratégia, o que exige pesquisa, análise de mercado e atualização constante.
“Faça um cliente, não uma venda” Katherine Barchetti
Me diz uma coisa, se alguém chega até você e fala que havia contratado um pessoal para fazer a gestão das redes sociais da sua empresa nos tempos do Orkut, você certamente não acreditaria.
Pois bem, como todo mundo sabe a internet evoluiu com força total em bem pouco tempo, e foi responsável pela criação de um mercado gigantesco do zero, tanto para as empresas, como para os profissionais da área de marketing. O Social Media é um exemplo de profissional que surgiu na última década e hoje em dia é essencial em qualquer empresa que procura por uma boa reputação e visibilidade online.
Se está gostando e quer saber mais sobre o profissional e entender porque você precisa contratar um para sua empresa, este conteúdo é para você!
O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais. Pode parecer fácil, mas não é!
Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com o público que de algum modo interagiu com a marca, existe inúmeras tarefas e responsabilidades que não podem ser vistas por quem está de fora. A grande maioria envolve análises estratégicas e MUITA pesquisa, além de sempre estar estudando as novas funcionalidades de cada rede social.
Por esses motivos é tão importante entender a fundo o que faz o SM.
Frustrações podem ser comuns quando as expectativas não estão devidamente alinhadas, já que muita gente pensa que o trabalho do SM é simples e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha uma página no Instagram ou no Facebook.
A principal responsabilidade de um Social Media é transmitir para o público nas redes sociais a essência de uma marca. Quem ela é? No que acredita? Como se posiciona? Qual é sua forma de ver o mundo? Essas perguntas podem ser rapidamente respondidas se feitas à diretoria de uma empresa, mas o trabalho desse analista é saber passar não diretamente e da melhor forma ao público.
Os conteúdos que serão postados, assim como a oferta do serviço ou produto, acabam se transformando em uma simples consequência quando a estratégia é criada com o devido propósito e uma compreensão verdadeira da audiência.
Como já falamos, a publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do Social Media. Listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia desse profissional para te ajudar a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.
Esse planejamento se transformará em um compilado das principais informações estratégicas da marca, como o público-alvo, concorrentes e números internos, seguidos de todo o posicionamento e diretrizes que serão seguidas nas redes sociais.
Depois do briefing realizado é a hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual, estabelecer regras para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as outras definições necessárias para dar início à execução nas mídias sociais.
A produção de conteúdo é resultado de uma construção prévia. Depois de entender qual é a personalidade da marca, como ela vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão interferências do design, é hora de criar o post propriamente dito!
Com o conteúdo produzido o SM não vai postar logo de cara, é extremamente importante fazer um calendário — podendo ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo — e publicar os conteúdos estrategicamente a partir dos melhores dias e horários da página. As informações são facilmente entregues pelas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento dos perfis. E não, não tem horário que todas as marcas devem postar, cada uma tem um público e cada público tem uma tendência de comportamento dentro das redes sociais.
É importante lembrar de que entregar valor em cada conteúdo escrito. Para isso, o profissional deve saber de verdade quem é o seu público e ir além do desejo de converter em vendas. Em meio a vários perfis que competem entre si e estão em luta constantemente contra algoritmos pesados, o que te diferencia dos demais?
Assim como na maioria das áreas de conhecimento, o Social Media também é um profissional movido por números: é importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios.
O mais comum é que eles sejam gerados no início de cada mês. Nos documentos de análise, estão devem estar visíveis várias métricas importantes como o alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.
Além de expor os números, uma análise qualitativa enriquece ainda mais o relatório e guia o profissional de forma mais prática para se preparar pelos próximos meses. Se os números estão ruins, o que fazer para melhorar? Se foram satisfatórios, como escalar ainda mais no período seguinte?
Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode se transformar em um completo caos. Então aquelas perguntas que fizemos no início, também devem estar sendo respondidas na forma de se relacionar com o seu público.
Então como já falamos em posts falando sobre marketing de comunidade, é preciso visualizar as redes sociais como um dos principais cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, a marca tem precisa entender que por trás dos usuários existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.
Agora você entendeu o motivo de ser tão importante o trabalho de um Social Media né? Se gostou compartilha esse conteúdo com alguém que também precisa entender a importância desse profissional.
Pois bem, como todo mundo sabe a internet evoluiu com força total em bem pouco tempo, e foi responsável pela criação de um mercado gigantesco do zero, tanto para as empresas, como para os profissionais da área de marketing. O Social Media é um exemplo de profissional que surgiu na última década e hoje em dia é essencial em qualquer empresa que procura por uma boa reputação e visibilidade online.
Se está gostando e quer saber mais sobre o profissional e entender porque você precisa contratar um para sua empresa, este conteúdo é para você!
O que é um Social Media?
O Social Media, ou Analista de Redes Sociais, é o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais. Pode parecer fácil, mas não é!
Por mais que a profissão tenha como base a publicação de posts e o relacionamento com o público que de algum modo interagiu com a marca, existe inúmeras tarefas e responsabilidades que não podem ser vistas por quem está de fora. A grande maioria envolve análises estratégicas e MUITA pesquisa, além de sempre estar estudando as novas funcionalidades de cada rede social.
Por esses motivos é tão importante entender a fundo o que faz o SM.
Frustrações podem ser comuns quando as expectativas não estão devidamente alinhadas, já que muita gente pensa que o trabalho do SM é simples e pode ser feito por qualquer pessoa que tenha uma página no Instagram ou no Facebook.
A principal responsabilidade de um Social Media é transmitir para o público nas redes sociais a essência de uma marca. Quem ela é? No que acredita? Como se posiciona? Qual é sua forma de ver o mundo? Essas perguntas podem ser rapidamente respondidas se feitas à diretoria de uma empresa, mas o trabalho desse analista é saber passar não diretamente e da melhor forma ao público.
Os conteúdos que serão postados, assim como a oferta do serviço ou produto, acabam se transformando em uma simples consequência quando a estratégia é criada com o devido propósito e uma compreensão verdadeira da audiência.
Como é a rotina do profissional?
Como já falamos, a publicação de conteúdo é apenas uma das várias responsabilidades do Social Media. Listamos as principais tarefas que fazem parte do dia a dia desse profissional para te ajudar a visualizar, na prática, como funciona o trabalho.
Realização de planejamentos
O ideal é que a primeira coisa a ser feita ao fechar com um cliente seja desenvolver um planejamento de redes sociais.Esse planejamento se transformará em um compilado das principais informações estratégicas da marca, como o público-alvo, concorrentes e números internos, seguidos de todo o posicionamento e diretrizes que serão seguidas nas redes sociais.
Depois do briefing realizado é a hora de desenvolver o branding, criar a identidade visual, estabelecer regras para realizar o diálogo com os seguidores e fazer todas as outras definições necessárias para dar início à execução nas mídias sociais.
Produção de conteúdo
No planejamento serão definidas várias informações importantes que vão guiar o profissional durante todo o seu trabalho. Quando um post é criado, tenha a certeza de que ele está alinhado a uma série de diretrizes que resultaram de longas pesquisas e análises de dados. É muito mais que só um post, são inúmeras regras e caminhos que o profissional deve seguir.A produção de conteúdo é resultado de uma construção prévia. Depois de entender qual é a personalidade da marca, como ela vai conversar com o público, como serão escolhidas as melhores imagens e quais serão interferências do design, é hora de criar o post propriamente dito!
Com o conteúdo produzido o SM não vai postar logo de cara, é extremamente importante fazer um calendário — podendo ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo — e publicar os conteúdos estrategicamente a partir dos melhores dias e horários da página. As informações são facilmente entregues pelas próprias redes sociais ou por programas que fazem o gerenciamento dos perfis. E não, não tem horário que todas as marcas devem postar, cada uma tem um público e cada público tem uma tendência de comportamento dentro das redes sociais.
É importante lembrar de que entregar valor em cada conteúdo escrito. Para isso, o profissional deve saber de verdade quem é o seu público e ir além do desejo de converter em vendas. Em meio a vários perfis que competem entre si e estão em luta constantemente contra algoritmos pesados, o que te diferencia dos demais?
Elaboração de relatórios
Como saber se as estratégias usadas estão dando resultado?Assim como na maioria das áreas de conhecimento, o Social Media também é um profissional movido por números: é importante estabelecer um período regular para a elaboração e análise de relatórios.
O mais comum é que eles sejam gerados no início de cada mês. Nos documentos de análise, estão devem estar visíveis várias métricas importantes como o alcance, engajamento, comentários, curtidas, mensagens diretas e informações estratégicas sobre gênero, cidade e idade do público.
Além de expor os números, uma análise qualitativa enriquece ainda mais o relatório e guia o profissional de forma mais prática para se preparar pelos próximos meses. Se os números estão ruins, o que fazer para melhorar? Se foram satisfatórios, como escalar ainda mais no período seguinte?
Relacionamento com o público
O atendimento e relacionamento com o cliente mudou muito, principalmente a partir da popularização em massa que as redes sociais tiveram ao redor de todo o mundo.Hoje em dia, os canais de mídias sociais são vistos como uma das principais plataformas de atendimento. E quando não existe devido investimento na área, tenha certeza de que a primeira onda de reclamações sobre uma marca pode se transformar em um completo caos. Então aquelas perguntas que fizemos no início, também devem estar sendo respondidas na forma de se relacionar com o seu público.
Então como já falamos em posts falando sobre marketing de comunidade, é preciso visualizar as redes sociais como um dos principais cartões de visita de qualquer negócio. Mais do que uma simples página na internet, a marca tem precisa entender que por trás dos usuários existem pessoas reais que prezam por um bom atendimento e transparência, assim como na vida real.
Agora você entendeu o motivo de ser tão importante o trabalho de um Social Media né? Se gostou compartilha esse conteúdo com alguém que também precisa entender a importância desse profissional.