Preciso de muito dinheiro pra fazer Marketing?
Quem hoje em dia não quer encontrar a melhor forma do seu negócio crescer? Mas nem sempre entendemos bem que tipo de ações e estratégias usar para que possamos chegar na próxima fase… Isso mesmo, próxima fase como a do Super Mário!
Se você já jogou algum tipo de jogo digital sabe que para passar de fase é necessário cumprir uma série de objetivos, no marketing não é diferente.
O que mais vemos no mercado são pessoas que querem avançar para a próxima fase sem passar pela anterior, isso vai prejudicar toda a estratégia usada porque essa criatura avançou sem base alguma, sem conhecer diversas novas funções e ferramentas do jogo. Isso pode minar toda nossa motivação (que é um dos itens mais importantes para quem tem um negócio próprio).
Por isso é importante entender que existem três fases básicas dentro de um planejamento de marketing e cada uma tem uma finalidade e hora certa para ser jogada. Inclusive, tem uma delas que muito negócio não chega nem a jogar.
Mas vamos falar logo quais são essas fases e o que você vai encontrar em cada uma delas:
A primeira fase desse game é uma etapa que muita gente ignora mas é fundamental aproveitar, porque vai ajudar a criar uma base sustentável para o seu negócio e conhecer mais do que estar por vir:
1ª Fase – Sem dinheiro:
- Redes Sociais
- Relacionamento
- Pesquisa
- Pós-vendas
2ª Fase – Pouco dinheiro:
- Facebook Ads
- Google Ads
- E-commerce
- Influenciadores
- Brindes
- Ações Localizadas
3ª Fase – Muito dinheiro:
- Grandes Campanhas
- Eventos
- Megainfluenciadores
- Grandes Promoções
1ª Fase: Jogue SEMPRE. Essa etapa quando bem utilizada é a base de todo negócio promissor e sempre estar melhorando os processos dentro dessas ferramentas é importantíssimo.
2ª Fase: Depois de validar a sua ideia de negócio e/ou produto é a hora de investir um pouco para ampliar ainda mais o alcance da marca.
3ª Fase: Se sua marca realmente crescer muito, essa será a próxima etapa. Entretanto como já falamos, são poucas as marcas que chegam nesse patamar, então não se frustre caso seu negócio venha a se estabilizar. Isso é o normal!
“Se dedicar em cada uma dessas fases com cuidado e atenção é o principal ponto de virada do seu negócio.”
Óbvio que os exemplos que usamos vão além do que usei aqui no post, mas acho que esses já dão uma ideia do tipo de ações que podem ser feitas e encontradas nessas fases.
Marketing não é um jogo só para as grandes marcas, mas também não é loucura!