Seu marketing não precisa falar com todo mundo!

Recentemente comprei um livro na Amazon que foi indicado por bastante gente e o autor tem muitas ideias que tomo como base no marketing. Estamos falando do livro “Isso é Marketing” do Seth Godin.

Nesse livro ele fala muito bem sobre Marketing de Comunidade e foco nas estratégias de marketing. Cada vez mais, vemos ação de lançamento de marcas e produtos que não focam no seu nicho, acreditam que falando pra todo mundo será mais ouvido e o que acontece é justamente o oposto, quem fala pra todo mundo é muito mais ignorado do que ouvido.

Vou comentar brevemente sobre as ideias que achei mais relevantes e quando eu acabar a leitura, faço um outro post resenha do livro. E quem quiser ler esse livro também é só clicar aqui.

O Seth Godin fala muito sobre a importância de definir bem o nicho de um negócio, eu também concordo 100% com ele, na criação de qualquer negócio esse deve ser um dos principais pontos que devem ser vistos. Mas o autor vai além e fala sobre uma teoria que fez sentido para mim, focar no menor mercado viável. 

Menor mercado viável, segundo o Seth Godin, é você entender o quantitativo mínimo de pessoas necessárias para que você comece a fazer ou vender algo. Como sempre falo nos artigos, é muito mais importante falar pra quem quer te ouvir do que falar pra todo mundo.

Porque quando você consegue atingir esse menor mercado viável, ele mesmo vai te empurrando para cima e assim gerando ainda mais procura e vendas. Então por esse motivo o autor fala que nos devemos selecionar as pessoas de determinado grupo e ignorar todo o resto.

Quem te procura como referência em algum assunto é seu cliente, bem diferente de quem tenta atingir as massas e acaba se tornando tedioso por não entregar valor pra ninguém, é normal que várias pessoas não goste de você ou do seu produto!

“Fuja dos oceanos e foque nas piscinas” Seth Godin

Mas a pergunta é como que vou encontrar essas pessoas que serão os meus primeiros clientes?
A sua comunicação não pode começar pela solução, primeiro você precisa o grupo que você deseja servir, o problema que você quer resolver e qual é a mudança que você quer fazer. Quando essas 3 coisas estão bem definidas pra você é que vai em busca da solução da audiência. 

Ninguém busca uma broca de 6mm, na verdade as pessoas querem o furo na parede. E mais do que um furo na parede as pessoas querem prateleiras pra organizar suas coisas. E mais do que isso, as pessoas querem a sensação de conforto e paz que traz uma casa arrumada.

Particularmente, gosto demais dessa linha de raciocínio e acredito que o marketing deve ser aplicado dessa forma para não se manter com o mesmo discurso e atingir as mesmas pessoas sempre. Se nós estamos em constante evolução o mesmo tem que acontecer com o Marketing e suas estratégias.

Vou deixar novamente o link do livro para quem quiser comprar e se aprofundar ainda mais nesse tema comigo!
Compartilhe esse conteúdo

Solverwp- WordPress Theme and Plugin