Tendências de marketing do SXSW 2022

 

Dia 20 de março de 2022 chegou ao fim mais uma edição do South by Southwest (SXSW), o maior festival de inovação e criatividade do mundo que é realizado em Austin, no Texas. Nele várias tendências, provocações e reflexões acerca do futuro da sociedade e dos negócios, foram apresentadas por meio de palestras e muita arte. Após dois anos sem a versão presencial, o SXSW retornou em 2022 com muitas expectativas e são algumas delas que vou pontuar nesse post.

 

Identidade Ampliada

Essa é a tendência de que cada indivíduo possa ampliar sua identidade em múltiplas plataformas e lugares, podendo criar uma persona para cada ambiente. Isso é algo que já existe, porém é esperado que esse movimento se torne ainda maior nas mídias sociais e no metaverso, com isso cada usuário acaba cultivando um crescimento dentro das plataformas e se tornando micro influenciador, ou seja, os nichos serão cada vez mais específicos. 

 

Modo Humano

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina das pessoas, porém muitas já estão cansadas de tanta tela e pouca interação social. Sendo assim, a humanização deve ser uma das estratégias para os negócios em 2022. Nos Estados Unidos, por exemplo, existe uma rede de supermercados que tem uma fila na qual o consumidor pode ficar o tempo que quiser, sem pressa, que possam interagir com funcionários, tirar dúvidas de produtos, esse serviço é o oposto da frieza do autoatendimento e da rapidez da transação.

Este modo humano vem se tornando uma tendência dentro de um mundo tão tecnológico. Outro exemplo que podemos usar são de grupos de consumidores que além de comprarem seus legumes e vegetais orgânicos direto dos produtores, existem eventos de plantio e colheita que as pessoas podem participar de todo o processo.

 

Nostalgia do passado

As pessoas estão buscando por experiências mais nostálgicas, simples e que tragam a essência humana, para um mundo cada vez mais complexo e tecnológico. Essa tendência pode ser comprovada pelo grande número de lançamentos de produtos mais tradicionais como cadernos, planners físicos, discos de vinil e a volta de jogos clássicos como o snake (cobrinha), febre da era de games 8-bit. Aliado a esse movimento de trazer coisas nostálgicas para os dias atuais, há um outro cenário, o que adicionam elementos nostálgicos em produtos atuais.

“A necessidade é a mãe da inovação.”  Platão

Aprendizado Instantâneo

Todo mundo hoje é bombardeado com a grande quantidade de conhecimento e informações que recebemos todos os dias e a busca por aprendizado mais rápido está crescendo. Mas como sabemos não tem como absorver todo esse conteúdo por isso aquelas aulas com conhecimento profundo, com grandes gurus, devem ficar para trás. Hoje as pessoas estão buscando o aprendizado mais rápido, sob demanda, com pílulas de conteúdo. Como disse Isaac Asimov, “I´m not a speed reader, I am a speed understander”.

 

Economia Fluida

Vamos ver cada vez mais as empresas apostando em setores diferentes dos seus tradicionais, e usando de suas cadeias produtivas para criar produtos e serviços não óbvios. A Cacau Show, empresa brasileira, inaugurou um resort temático de chocolate em Campos do Jordão, onde os hóspedes vivem experiências gastronômicas envolvendo muito chocolate. Além desse exemplo podemos citar outro, no ano passado (2021) o grupo Magazine Luiza comprou o Jovem Nerd, uma empresa de produção de conteúdo focado no público geek.

 

Cada dia que passa a impressão que fica é que as pessoas querem evoluir os processos tecnologicamente falando, para resolução de pequenos problemas, em contrapartida, existe um grande movimento de volta às origens e humanização nos negócios que acredito que será um dos principais aliados nas estratégias de marketing digital nos próximos anos.

Compartilhe esse conteúdo

Solverwp- WordPress Theme and Plugin