Mudanças que vamos ver nas mídias sociais em 2022 e 2023
Acabamos de passar pelo primeiro trimestre de 2022 e a pergunta que todos que trabalham com mídias sociais se fazem é, quais as tendências para as mídias sociais que ainda estão valendo? E vai durar até o próximo ano?
Até então eu não tenho bola de cristal pra adivinhar o que vai acontecer, mas podemos basear nossas estratégias em alguns movimentos que o mercado vem fazendo nos últimos meses. Partindo disso muitas perguntas surgem, como: O TikTok vai ultrapassar o Instagram? O engajamento orgânico é melhor? Será que criar um podcast ainda é uma opção interessante?
Pode ser difícil trabalhar em uma indústria que se transforma mais rápido do que um Power Ranger. Mas, não se preocupe, dei uma estudada no relatório global de Tendências Sociais 2022 da Hootsuite e vou te economizar um tempão só com os principais pontos.
1. O TikTok vai se tornar a rede social mais importante para marketing?
O TikTok ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários em setembro de 2021. Isso a tornou a 7ª rede social mais popular do mundo. Vale notar que se excluir redes de mensagens, o TikTok fica em 4ª lugar, atrás de 1ª Facebook, 2ª Youtube e 3ª Instagram.

Nós sabemos que o Instagram ocupa o primeiro lugar nos corações da maioria dos profissionais de marketing social nos últimos anos. Estava crescendo mais rápido e tinha os maiores retornos sobre o investimento. Mas isso está mudando agora.
Mesmo com esse crescimento absurdo, o TikTok ainda não recebe tantos investimentos para publicidade dentro da plataforma, como a Meta (Facebook e Instagram), mas essa chave pode estar começando a virar, já que 35% dos entrevistados disseram que planejam aumentar os investimentos no TikTok nos próximos anos.
Dica: Se as marcas ainda não estiverem migrando para o TikTok, elas estarão em breve e é bom estar na frente da onda.
- Pegue um identificador de conta para a sua marca.
- Explore o TikTok para que você possa começar a se sentir fluente na plataforma e encontrar algumas ideias.
- Desenhe o básico da sua estratégia de marketing TikTok.
2. Os compradores vão comprar seus produtos diretamente nas mídias sociais
81% dos compradores já estavam usando as mídias sociais para descobrir novas marcas e produtos de pesquisa antes da pandemia. Muitas empresas descobriram que deixar esses usuários fazerem o checkout no mesmo aplicativo faz sentido.
Afinal, navegar para um site é um passo extra, que é um vazamento potencial extra em seu funil de conversão. Especialmente no celular, onde as taxas de abandono do carrinho são altas.
A maioria das redes sociais tem soluções de compras no aplicativo agora, incluindo vídeo ao vivo, e está trabalhando para fornecer novos recursos para atender à crescente demanda. Mas Instagram, Facebook e Pinterest são os mais populares. E TikTok, Twitter e YouTube não estão muito atrás.
Dica: O comércio social provavelmente não substituirá o comércio eletrônico (Sites). Mas, dependendo do seu negócio, você não deve projetar uma experiência de varejo sem pensar nisso.
3. Ninguém quer falar e nem comprar com sua marca pelo telefone
Os dados da pesquisa de tendências de mídia social sugerem que a maré pode estar mudando. 59% dos entrevistados concordaram que o atendimento por canais como Whatsapp aumentou a interação com o cliente.
Dica: Crie modelos de resposta específicos da rede para perguntas frequentes.
4. Sua marca PRECISA investir em publicidade paga

43% dos entrevistados disseram que “a queda do alcance orgânico e a necessidade de aumentar os orçamentos de publicidade paga” está sendo seus maiores desafios nas mídias sociais. Isso fica atrás apenas de criar consistentemente ideias de conteúdo.
O fato é que hoje o alcance orgânico medio de uma postagens nas redes do Facebook é de 5,2%. Isso significa que apenas pouco mais de 5% dos seus seguidores vão ver suas postagens se você não colocar nenhum orçamento pago por trás deles.
Dica: Aprenda sobre impulsionamento antes de usar dessa ferramenta e mesmo depois de investir na plataforma, continue usando conteúdo orgânico de mídia social para aumentar o reconhecimento da marca, fornecer atendimento ao cliente e incentivar o engajamento do público, encantando as pessoas ao longo da jornada de compra.
Gostou desse conteúdo? Me apoie compartilhando esse post com alguém que precisa saber sobre essas tendências também.