Porque encontrar a voz da sua marca é importante para um planejamento de MKT?
Se o seu conteúdo não tivesse a sua logo, o público conseguiria identificar como vindo da sua marca? Alguém que visualiza seu conteúdo em vários canais saberia que tudo veio da mesma marca?
Pois é se você não for cuidadoso com esse assunto, pode acabar criando uma variedade aleatória de vozes no conteúdo jogando fora todo o seu ecossistema de marketing.
Essa experiência de marca inconsistente é mais comum quando uma organização cresce do dia para a noite, mas não faz um trabalho contínuo, muitas dessas empresas contratam freelancers ou agências que não usam estratégias e briefings bem traçados. Acabando com a identidade visual e fazendo apenas posts usando mix de criação de conteúdo.
Mas pra te explicar melhor sobre isso, fiz uma lista com duas etapas simples para estabelecer, criar e manter a voz da sua marca ativa, gerando consistência na sua criação de conteúdo.
1. Reúna uma amostra representativa do seu conteúdo
Crie uma ampla rede de conteúdos para usar como referência, reúna tudo que encontrar, de vídeos a páginas da web e e-books a mídias sociais. Agora, dê um olhar crítico ao conteúdo. Quais exemplos poderiam ter vindo de qualquer um dos seus concorrentes? Deixe isso de lado.
Coloque seus exemplos em um pequeno grupo de peças exclusivas da sua marca – exemplos da voz da marca que você deseja incorporar. Imprima e coloque esses exemplos em um quadro branco, agrupando peças com uma sensação semelhante.

2. Descreva a voz da sua marca em três palavras
Vamos criar um exemplo usando estas três características gerais da sua marca:
Apaixonado
Peculiar
Autêntico
Depois defina cada um em detalhes. Como essas características aparecem na forma como você se comunica com seu público? Como eles se deparam com o tipo de conteúdo que você cria? Como eles aparecem em seus tópicos focados?
Vamos continuar este exemplo:
Apaixonado – expressivo, entusiasmado, sincero, orientado para a ação
Peculiar – irreverente, inesperado, contrário
Autêntico – genuíno, confiável, envolvente, direto
Com essa descrição a criação do conteúdo se torna mais focada e ao longo do tempo seu público vai passar a lhe ver quando relacionar algo a essas características.
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