Ter muitos seguidores vai salvar meu negócio?
Algumas pessoas vem até mim perguntam como fazer pra conseguir mais seguidores, e a pergunta que sempre vem é “Porque você quer aumentar esse número?”.
Vamos pensar um pouco sobre isso agora?
Quantos de vocês já não se pegaram pensando sobre a quantidade de seguidores dos seus perfis? E me refiro somente ao número mesmo, não à quem são ou como interagem com seus conteúdos.
Eu mesmo sempre presto atenção nessa métrica não pelo fato de ter números expressivos, mas porque ela diz muito sobre o andamento daquilo que estamos trabalhando. Entretanto, direcionar todos os nossos esforços para esse indicador ofusca tudo aquilo que gira em torno ao nosso público e a quem queremos impactar com aquilo que publicamos.
O que eu quero que fique claro é que ter muitos seguidores não é sinônimo de engajamento, de qualidade e muito menos de sucesso! Construir uma base grande e que está em constante crescimento, deveria ser a consequência de um trabalho bem feito, da dedicação e do amor por aquilo que se está fazendo… Por que se não for pra ser assim, qual o motivo de continuar fazendo?
Ah mas se eu não estou vendo essa métrica ter um bom desempenho, uma alternativa é comprar seguidores, correto? ERRADÍSSIMO, um perfil que tinha 500 seguidores e que da noite para o dia passa a ter 50 mil pode impressionar algumas pessoas, mas certamente não te trará nada além de um número inflado. Resumindo, você não vai vender mais porque tem muitos seguidores! Você pode acessar esse outro post que fiz falando sobre estratégias de marketing para mídias sociais.
Acho muito interessante a seguinte analogia: sendo você o dono de um restaurante preferiria ter 150 clientes tomando água ou 50 que consomem entrada, prato principal, sobremesa, vinho e até um cafezinho? Você pode até falar que poderia ser interessante os 150 tomando água, mas a grande diferença é que os 50 que experimentaram os pratos pode indicar o serviço para os conhecidos.
Nas mídias digitais o conceito é o mesmo. 1k seguidores que se identificam com o seu propósito, com os seus objetivos, que engajam com os seus conteúdos e que veem em você uma referência no próprio nicho valem infinitamente mais do que 50k seguidores que não interagem, que não engajam com seu propósito e seu perfil e que muitas vezes nem humanos são. Vale ressaltar que o engajamento não é medido apenas pelo número de likes e comentários, hoje em dia esses números vem diminuindo devido a mudança de hábito dos usuários. Não existe uma fórmula mágica para todos os casos, por isso devem ser analisados individualmente.
Dito isso, não se preocupe em ter uma explosão de seguidores igual a Juliete. Foque em ser AUTÊNTICO, em transmitir sua mensagem, dedique tempo pra oferecer qualidade e veja a sua comunidade crescer!